segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EaD... Comunicação... Algo em comum?


Pensem na seguinte questão: "O que é Educar"? Consultando alguns dicionários da língua portuguesa encontrei diversos conceitos e alguns deles me surpreenderam, como por exemplo: "Formar a inteligência, o coração e o espírito"; "Cultivar a inteligência"; "Aperfeiçoar, desenvolver a eficiência ou a beleza".

Sinceramente tais definições me fizeram voltar a pensar como o "ato ou efeito de educar" (também conhecida como Educação) é sublime entre os seres humanos. E, independente da distância, como o papel dos professores é um diferencial para toda uma sociedade. Isso porque educar é "formar o espírito".

Independente da forma de comunicação, como educadores, temos a responsabilidade de transmitir aos alunos conhecimentos de maneira simples, porém motivadora.

Acredito que a EaD apresenta um desafio nesse sentido: como encantar nossos alunos por meio das novas tecnologias? E, ao refletir sobre isso não estou falando sobre a tecnologia pura, mas em como transmitir emoção à distância?

Eis que encontrei esse vídeo no blog de Ana Beatriz Gomes. Talvez ele seja uma forma de repensarmos como nós, educadores, poderemos educar com emoção na Era das "Distâncias" e "Novas Tecnologias".






Nenhum comentário:

Postar um comentário